top of page

Minotauro

"Se imagine dentro de um labirinto, você está perdido, sabendo que existe uma fera com cabeça de touro e corpo de homem querendo te pegar, o que você faria?"

Este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.

nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse. 

 

Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro.

Por ser uma criatura perigosa "jogaram-o" no centro do Labirinto, uma elaborada construção erguida para o rei Minos de Creta, e projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho, Ícaro especificamente para abrigar a criatura.

 

Ariadne, correspondendo a paixão de Teseu, entregou a ele uma espada mágica para matar o minotauro e também um novelo de lã para ele encontrar o caminho de volta. Teseu ficou algumtempo a procura do Minotauro, pois teve de ser cauteloso para não ser pego de surpresa.

Quando ele avistou o Minotauro atacando um dos atenienses, apunhalou-o por trás e o matando.

Filme: Minotauro

Documentario

Filosofia

O minotauro era visto como uma representação e uma demonização do lado animal, monstruoso que temos em nós, mas que conseguimos manter escondido e dominado e esse mito é sobre a necessidade de carinho, de sonho, da luta contra a solidão. O Labirinto funciona como um espelho e dentro, o monstro que avança lentamente e em silêncio para atravessar a superfície.

 

bottom of page